Fall - Winter 2014/15

«As tendências da estação cruzam décadas e estilos, mas o poder do styling nunca foi tão individual.» As novas proporções - assim com...

«As tendências da estação cruzam décadas e estilos, mas o poder do styling nunca foi tão individual.»

As novas proporções - assim como a A-line e as clean lines do corte masculino -, as silhuetas XXL e a influência dos anos 60, do mundo da fantasia e do estilo desportivo trazem até nós as tendências deste Outono/Inverno. Contudo, em todas as principais coleções há uma regra em comum: conforto. O qual se faz representar pelas sobreposições, pelos vestidos-camisola, pelas capas e pelos wrap-coats.




A Zara também já colocou as suas réplicas das principais tendências no seu website e não se esqueceu do Retro. Este parece ter chegado para recriar valores e nos transportar para a irreverência dos anos 60, como surgimento de uma "nova atitude" face à atualidade.


«Os movimentos nascidos nos anos 60 e 70 ainda hoje são exemplo de como a sociedade chega a um ponto de rutura e parte para a descoberta de outros valores e estéticas. Revisitados várias vezes nos últimos anos, (...) as expressões artísticas desse período são uma vasta fonte de inspiração, seja pelos materiais e padrões, seja pelas formas que estilizaram a silhueta feminina.»

 E é exatamente no que diz respeito à silhueta feminina que as novidades abundam... As linhas retas dão asas à "nova rebeldia", assim como, o regresso da A-line e dos suit trousers.

«Os comprimentos das saias e dos vestidos são sempre acima do joelho e os casacos devem sobrepor o look, de modo a que as pernas ganhem destaque. Podem ser coordenadas com botas abaixo do joelho, botins ou sapatos rasos.»

Outras peças que se fazem notar nestas coleções são os coletes e os novos trench coats, os quais se reinventam e passam, então, a ser usados em novas e diferentes formas.
"O efeito boémio do início do século está de volta às coleções deste Inverno, com o lado mais negro e urbano e uma grande dose de feminilidade e sensualidade." Bem-vindos, de volta, ao mundo da fantasia, dos cabarés e bares de tertúlia!


«A estrutura rígida dos coordenados realça as linhas do corpo enquanto a cintura é marcada por cintos ou cortes para que se torne mais feminina.»

"Um mundo de encantar habitado por fadas e princesas ganhou vida nas passerelles." E é neste mundo encantado que a força do vermelho se destaca por toda a parte.
Além das rendas, dos bordados e aplicações, que acrescem um tanto de elegância e sonho a esta estação de contrastes, há que realçar a marca dos pastéis, das flores e das rendas brancas e de cor.


«Os veludos e as flores mais escuras podem ser usados em look total, ou coordenados com peças e acessórios de cores vivas, e em materiais contrastantes como a pele ou o cetim.»

A prova de como os "movimentos e as subculturas se tocam e como os equipamentos de desporto se podem conjugar com looks estruturados" chega a esta estação. Bastou os designers renderem-se à versatilidade das peças desportivas e neste Outono/Inverno teremos ténis, blusões, canadianas, entre outros, usados com vestidos brocados e casacos de cetim, por exemplo.
É deste modo que a influência sporty se fará notar, até junto dos trendsetters mais citadinos.
«Formas e materiais tradicionalmente desportivos ganham um novo estatuto. Para os coordenar basta adaptá-los ao seu próprio estilo.»



«Para resistir aos dias mais frios, os materiais felpudos e os tons neutros são essenciais, transitando entre as paisagens mais campestres e as mais urbanas.»


«A Moda sempre admirou as mulheres do mundo da música, das artes, da política e até as socialites, principalmente quando se desmarcavam pelo seu estilo. Nesta estação, essa influência é bem visível, embora não se limite a um único tipo de mulheres nem a um momento de história em particular, mas sim a uma mistura de géneros e atitudes.»

Assistimos, então, ao aparecimento de peças glamorosas como vestidos compridos, aplicações, dourados, decotes, transparências, entre outros, que realçam a elegância feminina uma vez mais.
«As grandes aberturas criam a ilusão de caudas compridas, tanto nas saias como nos vestidos, principalmente quando são feitas em tecidos fluidos.»
«Os tecidos brilhantes, como os lamés e as sedas estruturadas, podem servir de base a diferentes looks e evidenciam a silhueta através dos reflexos. As lantejoulas podem ainda realçar os decotes e o corte dos vestidos.»

Por último, mas não menos importante, chega até nós a influência do "manifesto", das formas de expressão, na qual "tudo se mistura e em todos os cenários". Por outras palavras, a influência étnica esteve presente em inúmeros desfiles e isso não passou ao lado das maiores trendsetters e das mais populares fashionistas. A inspiração de outros povos, culturas e até memórias de viagens marcam este Inverno, baralhando vários pontos do globo numa só coleção. Não fosse esta estação o clímax do poder da escolha individual em relação ao que melhor se adapta a cada um de nós e, portanto, o momento em que tudo é possível.
«Os movimentos artísticos e o folclore dão vida a estampados e a cortes improváveis, que representam as diferentes formas de expressão deste Inverno.»

You Might Also Like

14 comentários

  1. gostei muito do post :)
    http://sete-mil-razoes.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Post com boas informações para nova estação! Parabéns :)
    beijinhos

    ReplyDelete
  3. Adorei o post, obrigada pelas informações :)

    Beijinho, http://adrianaacatarina.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. eu cá gosto imenso das linhas retas e das franjinhas!

    ReplyDelete
  5. A palavra-chave para mim é conforto, sempre foi!

    \ Indigo Lights

    ReplyDelete
  6. I've recently discovered your blog and I really like it! I'm following you now
    Hope you'll like mine too!

    XO,
    Taria-ann
    www.frunettte.com

    ReplyDelete
  7. O "masculino" é realmente uma grande tendência para esta estação :)

    ReplyDelete
  8. adro os cortes masculinos acho que é um sexy não obvio :) e adorei o post

    ReplyDelete
  9. Great ideas!
    Laura. xx
    www.stylishvue.blogspot.com

    ReplyDelete
  10. Adoro os cortes masculinos, especialmente nos casacos, só ainda não sei se me gosto de ver devido a ser petit!

    ReplyDelete
  11. I am absolutely into Ponchos! Reallly really really going crazy about them, especially the personalized one from Burberry! A DREAM

    www.thefashionfraction.com
    www.thefashionfraction.com

    ReplyDelete
  12. what a lovely entry
    thanks for sharing hte collection with us <3

    Hope you may visit my blog,too
    Your Amely Rose from:
    http://thebizarrebirdcage.blogspot.de

    ReplyDelete
  13. Adorei,aliás adoro o teu blog!
    E obrigada pelo comentário super simpático <3
    beijinho
    http://laceandfur.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Powered by Blogger.